sexta-feira, 15 de abril de 2016

Livro: Sal


Essa semana terminei mais uma leitura, dessa vez da autora de A casa das Sete Mulheres,
Leticia Wierzchowski, primeiro livro que leio dela.
Sal, conta a sobre a vida da família Godoy, desde o início de namoro de Cecília
com Ivan, passando pelo nascimento de seus 6 filhos. 
Uma família que poderia ser a minha, a sua, com problema reais, mágoas, paixões,
raivas, amores, nascimentos, perdas. filhos crescendo e indo embora.
A família Godoy vive na ilha La Duiva, com um farol muito especial para essa
família, uma espécie de âncora.

"Mas, de fato, um coração, qualquer coração, deixa de bater um dia. Eu preciso
realmente aceitar essa ideia. Antes de uma xícara de café, depois de uma sessão de cinema,
na estação de trem, sempre haverá uma hora, um instante último para um coração."



O livro, é contado cada capitulo pelo ponto de vista de alguém da família,
o que faz a leitura ficar mais interessante, uma vez que você a conhece sob todos os pontos
de vista. Os capítulos são curtos e a leitura é toda poética.

"Alguns indivíduos se destacam mais do que os outros. Falam mais alto, fazem mais coisas,
são mais rememoradas pelo que vêm depois, ganham medalhas, estátuas, epitáfios.
Eles vão e vêm, atravessam oceanos, fundam colônias, constroem impérios, derrubam pontes,
ganham guerras e erguem países. Enquanto outros se contentam em passar a vida nebulosa
em frente a escrivaninha fazendo versos ou gastam as pestanas sobre um microscópio
desvendando fungos. Há aqueles que fecham os olhos e meditam por anos sem fim,
e outros que deixam a própria casa para cuidar de crianças órfãs na África.
É a primeira categoria de pessoas que move o mundo, que o empurra pra frente no rumo
desse precipício que chamam de progresso. 
Mas eu sempre me identifiquei com o segundo tipo de gente - os tímidos, os poetas,
os estudiosos, os sonhadores, os abnegados. Aqueles que confortam o mundo,
que o embalam no escuro da noite e curam as suas feridas. As estrelas que brilham em segredo".

Aqui a vida é escolha e cada escolha tem a sua consequência. Assim como a nossa.
Gostei. Recomendo. Brasil mostrando que também temos bons autores.







Um comentário:

  1. Oi Fê!
    Eu tinha visto no seu instagram e fiquei curiosa para saber o que você acharia sobre o livro, já que finalizei outro título da mesma autora - Navegue a lágrima - que eu gostei muito também pela escrita poética a descrever um cotidiano tão comum, tão possível de ser o nosso.
    Colocarei "Sal" também em minha lista porque você deixou-me uma ótima impressão!
    Beijo @retrateria

    ResponderExcluir

Namastê!