quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sobre Itacaré e Autoconhecimento

Ponta do Xareu 

As uns dias atrás tirei uma semana de férias para conhecer um novo lugar.
A uns anos já, que coloquei como meta pelo menos 1x ao ano,
conhecer um novo lugar. Pode ser perto, longe, viagem de carro, de avião, de navio,
não importa. Mas guardar um dinheirinho todo mês e viajar!
Já comentei algumas vezes, que trabalho a anos no Turismo então, falar
de viagem é sempre um prazer! 

Dessa vez o destino foi Itacaré na Bahia. A muito tempo, que Itacaré está 
em minha listinha de desejados, sempre ouvi falar muito bem de lá, quem vai ama e
quer voltar e pra ajudar não conhecia nenhum lugar da Bahia.

Não sou muito do calor e apesar de achar o mar lindo e misterioso, não sou lá
muito fã de praias e Itacaré é praia, natureza, aventura, vila delícia a noite e posso dizer
com certeza: Que delícia de lugar! Delícia de povo baiano, delícia de natureza.

Itacarezinho 

Posso (se vocês tiverem interesse) fazer um post, falando dos passeios, dicas etc.
Mas o post de hoje é pra dizer como essa viagem me trouxe autoconhecimento.
Não sei vocês, mas eu sempre volto outra Fernanda das viagens.
Claro que algumas com mais observações, mudanças, aprendizados, outras nem tanto.
Mas Itacaré me tirou da minha zona de conforto. Moro no estado de São Paulo
onde o capitalismo impera. Aqui na minha cidade, quase nada de natureza. Ok, temos um
belo parque ecológico onde caminho e há muita prática de esportes, mas contato mesmo
com a natureza, cachoeiras, praias, trilhas no meio da mata fechada (com direito a cobra, manguezal,
sapo, etc) não. Brinquei que o capitalismo ainda não chegou em Itacaré.

Tiririca

Por lá ainda se anda a vontade de chinelo, vestido confortavelmente, as pessoas
param para ver o por-do-sol e o aplaudem quando ele se vai.
Gentilezas, a aceitação dos imprevistos da natureza, caminhadas e não carros,
poluição. Pessoas que vão trabalhar de bicicleta, pessoas que preferem
a qualidade de vida, a uma vaga em uma multinacional estressante parado por horas no trânsito.

Eu gosto da vida moderna, não estou dizendo aqui que ela não tem lá seus benefícios.
Mas é gratificante, ás vezes, na vida da gente, parar e observar.
Se questionar. Será que estamos onde queremos? Será que realmente
precisamos nos endividar pra comprar tanto? Perder a saúde, o tempo com a família em nome
de tanto trabalho? Será que ser bem sucedido é realmente o que você acha que é?

Uns dos guias mais queridos e bem reconhecido de Itacaré (que foi meu guia por 2 dias)
é um rapaz de quase 30 anos que sobe no coqueiro para catar coco para os turistas
e que me dizia que eu deveria entrar na cachoeira porque isso sim é um grande energizador
e que tira todos os pesos de nossas costas.

Mata Atlântica

Percebi que somos nós mesmos que bloqueamos a nossa vida, com nossos julgamentos.
Nossos medos, nossos não-gosto-disso sem nem se aventurar conhecer. A experimentar. 
Enfrentei meus medos de animais hahaha, porque sou daquelas que tem
medo de barata e sapo e fui pra mata caminhar.  E me senti feliz! 

Nem todo mundo precisa ter tudo. Nem todo mundo tem os mesmos sonhos
e nem todo mundo precisa ter a mesma vida. Respeite seus limites.
Nossa sociedade diz que precisamos ser todos iguais e não somos todos iguais.
Corra atrás da sua vida e das coisas que te faz feliz.
Que pode não ser apenas roupas, sapatos, maquiagem, carro do ano e casa maravilhosa.
E um emprego em uma multinacional.

Pode ser: Viajar, ver o Sol, ter menos, se aventurar mais, viver mais! 

Pousada Burundanga 

É Itacaré fui uma, voltei outra! Gratidão pelos seus ensinamentos! 
Mais uma viagem que não vou esquecer.














3 comentários:

  1. Que coisa boa! Ainda quero conhecer Itacaré! E maravilha conseguir aliar uma veiagem, descanso e voltar interiormente melhor...Isso faz muito bem! Que te mantenhas na tranquilidade assim! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Suas reflexões também me fizeram pensar daqui...
    Quando se tem em uma viagem pausa para o descanso, a contemplação, boa companhia, lugar incrível e que ainda te traz transformações, é me som inesquecível!
    Faça sim um post com dicas. Quem sabe a gente também aparece por lá?!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!

    Ainda não conheço...deve ser maravilindo!!!
    Faz o post sim _/\_
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir

Namastê!