segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Meus desacontecimentos


Minha última leitura (que durou apenas 2 dias) é um livro da premiada
jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum.
Eliane pra quem não a conhece, trabalhou durante anos como colunista
da revista Época. Nesse livro Meus desacontecimentos, Eliane
de uma maneira livre, escreve sobre ela mesma, sua família, seus pensamentos.
O livro é curtinho (uma pena), mas intenso. Tenho costume de marcar com um
post-it partes de livros que gosto e esse saiu quase todo marcado.
Eliane escreve de uma maneira muito profunda, daquelas que fazem a gente refletir, sabe.
Apesar de intensa e muitas vezes, desconcertantes, eu achei que a leitura me prendeu.
Fiquei com vontade de ler outros livros dela como: A menina quebrada e Umas duas. 

Algumas frases para dar um gostinho a vocês:

"Desde o início o mundo doeu em mim. Dentro, mas também fora."

"Ser é perder-se ...(....) Há realidades que só a ficção suporta. Precisam ser inventadas para
ser contadas."

"Somos igualmente diferentes, a única desigualdade que nos iguala. A singularidade do que sou,
só eu sou. A singularidade do que é você, só você é. O que deixarmos de criar será
uma ausência no mundo. Uma existência perdida - ou desperdiçada - faz um rasgo
no tecido invisível da história." 

"Acordei muito cedo, com a sensação de que minha alma pesava tanto que a qualquer 
momento eu seria puxada para o centro da Terra, tragada pela força da gravidade.
Olhei pela janela e vi a chuva fina pousando com delicadeza desperdiçada 
sobre a cidade feia que ainda dormia. Eu queria atravessar a janela e me misturar á chuva.
Pressenti que, se não fizesse algo radical, me partiria nas pedras da rua.
Peguei uma caneta e um papel e comecei a escrever...." 

"Eu quase me desmancho.Quase. Minha força é, agora eu sei, saber-me quebrada".

Leiam, vale muito a pena!





3 comentários:

  1. Oi Fernanda, eu nunca consegui ler um livro dela, tentei vários, mas sempre tão pesados,...nossa, de pesada basta a vida...
    No meu trabalho escuto cada coisa que até Deus duvida!
    E ainda mais tendo enfrentado uma doença tão debilitante como eu enfrentei nos últimos dois anos, agora eu quero leveza e alegria.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro!
    Da autora, li A menina quebrada. Excelente; leitura que prende o começo ao fim.
    Adorei a dica.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Li! A Tina me emprestou!
    Foi realmente uma leitura rápida, uma pena. A gente fica com vontade de mais.
    Intenso, você o definiu bem. E me fez admirar ainda mais essa escritora, essa jornalista, esse ser humano lindo!
    Meu blog ficará um tempo de férias, então aproveito para desejar-lhe um ótimo final e início de ano.
    beijo!

    ResponderExcluir

Namastê!