sexta-feira, 17 de abril de 2015

Controlar a mente


"A fim de controlar a mente, precisamos conhecê-la. 
Poucos de nós conhecem objetivamente como é na realidade o interior da mente. 
Nossos medos e desejos predominantes tornaram-se tão familiares para nós que nem mesmo os notamos; são como o rufar incessante de tambores, presente na obscuridade de nossos pensamentos. 
Por isso, como exercício preliminar, é bom gastar algum tempo a cada dia olhando a nossa mente, escutando esse rufar de tambor. 
Provavelmente não vamos gostar do que ouviremos e veremos, mas precisamos ser bastante pacientes e objetivos. 
Dessa forma, a mente tornar-se-á, aos poucos, mais calma. 
Ela fica confusa, por assim dizer, diante de sua própria avidez e estupidez.
Porque quantidade nenhuma de julgamento exterior é tão eficaz e penetrante como a nossa própria e singela auto fiscalização. 
Se prosseguirmos regularmente com esse exercício durante vários meses, por certo progrediremos no que tange ao controle mental."

Swami Prabhavananda e Christopher Isherwood



3 comentários:

  1. Oi Fernanda, desculpe o sumiço, mas é que meu cunhado faleceu no começo da semana e isso me desorganizou interna e externamente. Apesar da tristeza estamos tentando dar apoio para minha irmã e meu sobrinho.

    Os momentos que quietude nesta hora são tão bem vindos....adorei o post.
    Bjs querida e bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, boa noite/madrugada/dia! Toda vez que vem buscar algo aqui, sempre encontro algo bom, adoro seu blog, já acompanho há um tempo mas nunca comentava, apenas saía daquu alimenta por alguma palavra, você sempre me ensina algo com seu textos, frases. Vou procurar exercitar minha mente um pouco mais, não éuma tarefa fácil, precisa de disciplina...obrigada por compartilhar conosco, bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Iolanda,
    Obrigada! Fico muito feliz de saber que o blog leva algo bom pra alguém!
    Realmente exercitar a mente não é nada fácil, mas um pouquinho todos os dias, sementinhas acho que um dia chegamos lá,

    Um beijo e volte sempre.

    ResponderExcluir

Namastê!