quinta-feira, 19 de março de 2015

Sobre livros e manias


Nós amantes de livro, gostamos de viver rodeados deles. 
Mas, vocês tem manias com relação a livros?
Eu amo conversar sobre livros, mas confesso que no meu
circulo mais íntimos de pessoas, eles não gostam tanto quanto eu de livros,
o que é bem triste, acabo conversando sobre esse assunto mais com 
amigos virtuais mesmo. Abençoada internet, nesse momento!
Tenho algumas manias que vou compartilhar com vocês e seria muito
legal, descobrir a de vocês, me contem?

- Organizo meus livros por autor. Mas já tentei  por tamanho, por cor,
por favoritos, mas sempre volto ao primeiro modo. Como vocês organizam 
o de vocês?

- Ainda (ainda!!) não tenho uma biblioteca em casa (o que leia-se pode ser um
humilde quartinho ok, hahaha), para guardar meus livros, então tenho
muitos no meu quarto em estantes e alguns outros na sala, outros para trocas em um
outro comodo. Sonho de consumo ter um dia um lugar apenas pra eles, e uma gostosa
e confortável poltrona.

- Compro mais livros do que consigo ler. Estou tentando (e reduzi muito) essa mania,
porque comprava muitos de determinados estilo e acabava cansando do gênero.
Pretendo ler tudo o que tenho em casa e só comprar conforme for lendo.
Será que consigo gente? Hahahahaha.

- Compro sempre lançamentos dos meus escritores favoritos. É irresistível.

- Prefiro os livros de ficção. Adoro romances e livros  com fatos históricos.

- Escolher a próxima leitura é sempre um desafio, ás vezes costumo ler uma página
de cada pra ver o que eu tenho vontade de ler no momento.

- Amo, livros que se passam em ambientes de frio, medievais ou livros
que falam de livros e bibliotecas. Como diria uma amiga querida,
já basta o calor que passamos por aqui, haha! Quem tiver indicações
por favor me mandem sugestões. 

- Já sofri de ressaca literária por ter lido um livro muito, muito bom que mexeu comigo.
Nenhuma leitura depois chegou aos pés dele. E confesso que ando
cada vez mais critica com relação a livros. Oh, dear God!
Se alguém tiver a cura da ressaca literária por favor compartilhe com
a humilde pessoa que voz fala,

- Não consigo ler ouvindo música. E gosto de ler em algum lugar silencioso.

- Não consigo riscar os meus livros, então tenho colado um marcador
de páginas, onde tem um trecho muito especial.

Queria muito ver as manias de vocês, compartilhem!

Um beijo,





4 comentários:

  1. Oi Fernanda, adorei essa foto!
    E também de saber sobre suas manias literárias...
    Olha, eu tenho muitas!

    Primeiro, eu grifo e anoto em todos os meus livros. Se um livro meu não está anotado é porque não li ou não gostei...

    Meus livros estão organizados em estantes por tema e autor.
    Agora, completando 50 anos fiz um balanço geral de vida e me desobriguei de uma série de coisas, por exemplo, de guardar livros de um mesmo autor porque gostei de um apenas, e de ler coisas que não tenho tanto interesse ou mesmo coisas chatas.

    Fiz um faxina incrível na minha biblioteca e doei mais de 300 livros. Agora só fica o que realmente me interessa e gosto mesmo. Muitas coisas que ficavam para um dia, quem sabe, ou são feitas logo ou serão descartadas.
    A gente começa a ter uma consciência aguda da finitude e o tempo urge.

    Cada vez compro menos livros, só se eu gostar muuuuuiiito! Estou cada vez mais exigente também.

    Só consigo ler em silêncio, fico completamente imersa na leitura.

    Adoro livros baseados em fatos reais e biografias, mas também curto poesia e ficção. Adoro ler sobre espiritualidade e psicologia também. Ah! e curto demais livros de arte.

    E de acordo com suas preferências literárias, me veio na hora em mente o livro "O Palácio de Inverno", é incrível, já leu?
    Ufa....falei demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cris, amei suas manias. Acho uma delicia falar sobre livros.
    Uau, doar 300 livros é realmente doar muitos livros. Feliz daqueles que receberam essas preciosidades. Mas concordo com você, o tempo urge. O Palácio de Inverno está entre meus favoritos Cris, mas obrigada pela dica é realmente uma ótima dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda eu já mudei tanto de casa e ainda sei que mudarei que não houve possibilidade de uma biblioteca. Ainda é um sonho.
    a poltrona é outro que estou tentando torná-la realidade. Uma mania é usar como marcador de páginas um pacotinho de incenso para deixar um cheiro no livro!
    E outra mania que estou tentando me policiar é comprar livros sem terminar de ler o que tenho em casa e aí tem um dedinho teu: acabo de comprar A pequena casa de chá em Cabul, mas este já comecei a ler!
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ana, adorei a sua ideia do pacotinho de incenso! Nunca havia pensado nisso mas vou adotar, ADORO cheirinho de incenso.
    Hahahahaha, e quer dizer que eu contribuí com a nova compra? Hhahaha. Depois me conte se o livro é bom? Um beijo.

    ResponderExcluir

Namastê!