segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O Destino e o Livre Arbítrio


"....Sinto que o destino também é um relacionamento - uma interação entre a graça divina
e o esforço pessoal direcionado.
Sobre metade dele você não tem o menor controle; a outra metade está
completamente nas suas mãos, e as suas ações terão consequências perceptíveis.
O homem não é nem uma marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino;
ele é um pouco de ambos. Galopamos pela vida como artistas de circo, 
equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a
 toda velocidade - 
com um pé sobre o cavalo chamado "destino", e outro sobre o cavalo chamado "livre-arbítrio".
E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual?
Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não está sob meu controle,
e qual deles preciso guiar com esforço concentrado?
Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão, sim,
sob a minha jurisdição. Existem determinados bilhetes de loteria que posso
comprar, aumentando, assim, minhas chances de encontrar satisfação.
Posso decidir como gasto meu tempo, com quem interajo, com quem compartilho meu corpo,
minha vida, meu dinheiro e minha energia. 
Posso decidir o que como, o que leio e o que estudo.Posso escolher como vou 
encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida - se as verei como
maldições ou como oportunidades (e, quando não tiver forças para adotar o ponto de vista mais
otimista, porque estou sentindo pena demais de mim mesma, posso decidir continuar
tentando mudar minha atitude). Posso escolher minhas palavras e o tom de voz 
com que falo com os outros. E, acima de tudo, posso escolher meus pensamentos".

Trecho do livro Comer, Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert





3 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Eu adorei esse livro, e o trecho que você escolheu é um dos meus preferidos.
    Às vezes não podemos escolher o que iremos enfrentar, mas podemos sempre escolher “como" iremos passar por aquilo.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Eita Fer:
    Precisava ler isso.
    Foi uma injeção de ânimo, direto na veia, rsrsrsrs.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Lindo trecho pra reflexão,Fernanda e desejo tuuuuudo de bom e a paz desejada,tá? bjs, chica

    ResponderExcluir

Namastê!