quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aprenda a aceitar o que a vida lhe dá


"... A personalidade imatura não conhece meio-termo entre gargalhadas e lágrimas, desvarios de prazer e gemidos de dor. Pessoas assim, levadas ao sabor das tempestades emocionais precisam aprender
a equanimidade dos sábios, que não se perturbam quando o destino lhes tirá dos lábios a taça de mel,
e, em troca, dá o fel. O sábio sabe que na vida há noites frias e quentes, dias trágicos e venturosos,
sins e nãos, saciedades e fomes, berços e esquifes, vitórias e derrotas, lucros e perdas, portas
que fecham e portas que se abrem. O sábio não se deixa perturbar nem pelo dulçor nem pelo
amargor dos frutos que lhe são dados. Não chora demais nem ri sem medidas. É sereno.
É equânime. É igual. É invulnerável aos opostos.
Aprenda a ser equânime amigo, e, se torne invencível.
Aprenda a tomar as coisas como vêm. Na obra do absoluto TUDO É NECESSÁRIO.
E em nossa vida NADA É IMPRESCINDÍVEL a não ser o amor de Deus.
Aprenda a aceitar o que a vida lhe der. Só assim poderá seguir o ensinamento: 
Não faça sua felicidade depender daquilo que não depende de você.
Quando a ansiedade lhe impedir o sono ou estiver querendo impacientar-se na fila de atendimento,
quando o patrão disser que não vai lhe conceder o aumento ou a chuva estragar seu domingo
na praia, quando sua úlcera começar a dar sinais, quando sentir ímpeto de desespero, de desânimo ou
outra emoção perniciosa, diga a si mesmo: ' Devo aproveitar esta oportunidade que a vida me
apresenta e aprender a ser equânime. Vou aceitar sem reclamar, sem me sentir vítima da má sorte,
vou colocar-me acima das circunstâncias. Não vou perder a paz de Deus dentro de mim por causa
desse aborrecimento temporário.' Hoje, infenso á dança dos opostos, nada me leva aos exageros da alegria, nada me pode deprimir e aborrecer".

Trecho do livro Yoga para Nervosos de Hermógenes





2 comentários:

  1. Amo tudo relativo à Yoga...grande sabedoria, não é mesmo? adorei a postagem...vi que estás sem a música, eu tive que tirar a minha pois sempre que abria o blog, abria a página do SCmusic...deletei!
    vamos nos falando...bjs

    ResponderExcluir
  2. Creio que isso tudo tem haver com o princípio do yin / yang (A teoria dos opostos).
    Então nossa vida deve ser baseada no equilíbrio entre o bom e o ruím.
    Quando conseguimos acertar esses ponteiros, tudo se torna mais fácil e o caminho se enche de luz.
    Passa me visitar pra conferir o meu último post, que aborda mais ou menos a essência do seu post.
    O Título é Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim - Momento de Reflexão.
    Bom final de semana!!!!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir

Namastê!