domingo, 1 de abril de 2012

Á procura de virtudes


"Você acredita que ter virtudes é importante para um bom relacionamento? Talvez você tenha percebido que elas são escassas em seus amigos. Já houve algum momento em que você se interessou por algo e passou a notar isso com mais frequência? Por exemplo: resolveu comprar um determinado veículo e começou a notar muito desses veículos circulando pelas ruas, o que não acontecia antes, não é mesmo? Isso é fruto do interesse, da atenção que você presta no que procura. Algo assim pode acontecer também com os defeitos e qualidades dos indivíduos. Se você procura defeitos, certamente só perceberá os defeitos, pois esse é o foco.
Nem sempre a pessoa terá realmente esses defeitos, mas suas lentes estão ajustadas para vê-los. Mas, ao ajustar seu olhar para detectar virtudes, perceberá sem dúvida, muitas delas. Experimente fazer isso com que você nunca percebeu nenhuma virtude. Certamente as encontrará, e seu conceito das pessoas se modificará para melhor. É um bom exercício! Torna sua vida mais harmoniosa. Não existe uma pessoa no mundo que não tenha ao menos uma virtude. Basta procurar. E quando vimos qualidades nos que vivem conosco, o relacionamento se torna mais agradável. Eis algumas dessas virtudes a se procurar: paciência, pontualidade, boa vontade, alegria, otimismo, responsabilidade, organização, respeito, discrição, lealdade, honestidade, disposição, sinceridades, tolerância etc. Ás vezes implicamos com uma pessoa apenas porque ela pensa diferente e por isso a rotulamos e a excluímos do nosso meio. Se viver em sociedade é condição natural nossa, é importante viver bem com os outros. Façamos esse exercício de procurar virtudes. Afinal virtudes são como jóias valiosas, é preciso descobri-las e saber aprecia-las. Que tal essa proposta?

Desconheço o autor. 



5 comentários:

  1. Adorei o post! Bem legal isso de procurar as qualidades e não somente os defeitos, mas há defeitos tão gritantes!! Mas quem não os tem? Boa reflexão para esse momento de Páscoa.Parabéns pela escolha.
    Um beijão e uma semana incrível.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. OI querida adorei isso! A procura de virtudes!
    Sim porque muitos de nós nos preocupamos em achar e ver somente defeitos! E o que mais temos! Todos inevitavel!
    Preciso praticar mais isso, porque eu tbm erro nisso!
    Boa semana
    Beijos grandes de Canela

    ResponderExcluir
  3. Bravíssimo querida, as virtudes são como jóias preciosas que decoram a alma, e os defeitos são como diabinhos que nos atormentam e nos faz errar constantemente, eu sou a favor da eliminação desses defeitos dentro de nós, e principalmente alimentar as virtudes energiza-as, usando-as constantemente...só assim encontramos felicidade e paz...xeros amor

    ResponderExcluir
  4. Querida Fernanda! virtudes precisam ser polidas o tempo todo, mas dão trabalho com certeza...adorei a postagem...beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Concordo com todas vocês, é realmente muito difícil procurar virtudes, talvez seja o nosso maior desafio, procurar boas coisas em meio de tanta coisa ruim e desagradável. Mas vamos continuar sempre na luta. Um beijo.

    ResponderExcluir

Namastê!